Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

O que é nutrição

Nutrição é um conjunto de processos que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção de substâncias contidas nos alimentos, ditas nutrientes,  que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano.  Os nutrientes podem ser divididos em:

• Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos;
• Micronutrientes: vitaminas e minerais.

 

Uma boa refeição, “um prato bem feito”, deve incluir:

Carboidratos - fornecem a energia necessária para que se realize as atividades do dia-a-dia. Compreendem: pães, massa e tubérculos.

Proteínas -  atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. Grupo das carnes (ricas também em ferro), ovos, leite e derivados.

Lipídios - são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia. Compreendem o grupo das gorduras, devem ser preferidas a  de origem vegetal: óleo de soja, azeite de oliva e oleaginosas como castanhas e nozes.

Vitaminas e os minerais -  são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Grupo das frutas e hortaliças.

 
Rua Liberato Bittencourt, 1914 sala 306/307
Edifício CCS - Estreito - Florianópolis/SC
DESENVOLVIDO POR