Bruxismo e Erosão

O bruxismo pode ser definido como um hábito parafuncional que consiste em movimentos involuntários ritmados e espasmódicos de ranger e apertar os dentes, ocorrendo normalmente durante o sono, causando um desgaste excessivo nos dentes.

O bruxismo tem como causa principal fatores emocionais (stress) ou psicológicos. Compreende também os fatores: sistêmicos,  genéticos e locais (interferências oclusais).

Devido à forte pressão transmitida, o bruxismo pode causar destruição do osso alveolar; necroses pulpares e problemas na ATM (articulação temporomandibular). Os pacientes com bruxismo se queixam de fadiga muscular, dores de cabeça, hipersensibilidade térmica e ruídos na ATM.

Erosão é a perda superficial do tecido duro dental resultante de um processo químico e tendo  causa principal uma substância ácida: ingestão frequente de sucos cítricos e bebidas ácidas;  refluxo gastroesofágicos, distúrbios gastrointestinais, alcoolismo crônico, anorexia e bulimia.

A Erosão  determina: desmineralização dos dentes (brancos opacos), aparência chanfrada na borda cervical dos dentes anteriores, perda de contorno oclusal em dentes sãos; sensibilidade dentária ao frio, calor e substâncias ácidas.

Tratamento do paciente com Bruxismo:

• Dentário reabilitador; Ajuste oclusal e Placa interoclusal;
• Medicação para dores reportadas;
• Tratamento psicológico (alívio do stress).

Tratamento do paciente com Erosão:

• Dentário reabilitador; Ajuste oclusal  e  Placa interoclusal;
• Aplicações tópicas de flúor;
• Remoção do agente etiológico e recomendações: Evitar o consumo de bebidas e frutas ácidas;   não escovar os dentes após a ingestão de produtos ácidos; bochechos diários com soluções fluoretada e   bochechos com soluções neutralizantes após a ingestão de produtos ácidos.