O que é a Cárie Dental
A cárie é uma doença multifatorial. “A cárie Dental é uma infecção endógena, localizada, transmissível e tratável. Caracteriza-se pela descalcificação progressiva do esmalte. A descalcificação é devida ao metabolismo fermentativo de carboidratos (sacarose) por bactérias específicas, localizadas na placa dental.”
Analisando o conceito de Cárie dental:

•   Infecção =  doença.
•   Endógena =  as bactérias causadoras da cárie (Streptococcus mutans) habitam na boca e se juntam em colônias sobre os dentes formando a placa dental  (massa branca e pegajosa).
•   Localizada =  a cárie ocorre nos dentes.
•  Transmissível  =  a criança  ao nascer possui a boca estéril  é contaminada, pais ou outros.
•  Tratável =  existem métodos preventivos  e restauradores para tratar a cárie.
•  Caracteriza-se pela descalcificação progressiva do esmalte...

- A cárie é uma doença provocada por bactérias  que moram em nossa boca  e que  se juntam formando a placa dental, em presença do açúcar transformam  este em ácido que remove o cálcio do esmalte dos  dentes num processo chamado desmineralização,  com o tempo forma -se uma cavidade ocupada por bactérias = CÁRIE.

A Odontopediatria, da Clínica Aguirre,  desenvolveu o cartaz ao lado para explicar a seus pacientes, crianças e pais o esquema da cárie dental.