Periodontia e doença periodontal

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que cuida da saúde dos tecidos de proteção e sustentação do dente:  gengiva, osso e ligamentos que circundam o dente.

A doença periodontal é denominada gengivite quando caracterizada pela inflamação gengival apenas e periodontite quando envolve perda de suporte ósseo.

Sinais de problemas periodontais:
• Gengivas avermelhadas ou inchadas que sangram ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
• Dor ou hipersensibilidade dental;
• Mau hálito persistente;
• Dentes frouxos ou com espaço entre eles.

A doença peridontal muitas vezes é indolor e com isso a pessoa não se dá conta do problema. Se não tratada, pode levar a mobilidade e sensibilidade dental, abscessos, espaços entre os dentes, (diastemas), perda dentária, modificação na estética do sorriso, além de complicações na saúde geral.

O  causador da doença periodontal é a placa bacteriana (biofilme dental).  A placa pode ser removida com uma higienização correta e regular  mas, quando isso não ocorre, ela calcifica formando o cálculo (tártaro) a ponto de não ser possível sua remoção com a escova e fio dental  necessitando  ida ao dentista para cuidado profissional: profilaxias, passando à remoções de tártaro c/ ultrassom, raspagens sub-gengivais, cirurgias, enxertos, etc.

A doença periodontal não tratada, além de levar a perda de dentes, dobra o risco de doenças cardiovasculares como infarto e derrame cerebral. O papel da Periodontia é diagnosticar a doença, planejar e executar adequadamente o tratamento.

A recomendação de se realizar revisões periódicas com o seu dentista a cada seis meses visa não só o controle de novas cáries e/ou infiltrações, mas principalmente a manutenção da saúde periodontal .

Cuidar da gengiva é tão importante quanto cuidar dos dentes.