Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Psicoterapia com Deficientes

As pessoas com necessidades especiais apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente e que acarretam dificuldades em sua interação com o meio físico e social.

Apresentam necessidades próprias e diferentes, que requerem atenção específica, em virtude de sua condição de deficiência.

 

Todas as necessidades, da pessoa com deficiência, devem ser considerada para que ela possa exercer todas a funções, direitos e deveres sociais (MEC 1994).

O psicólogo, especialista em educação especial, detém a capacidade de percepção da deficiência como algo a ser compartilhado e de propiciar a eles um ambiente acolhedor e condições facilitadoras para a sua aceitação dessa condição, facilitando e possibilitando seu próprio desenvolvimento. Proporciona também orientação e conscientização para a família.

A psicoterapia visa proporcionar condições satisfatórias para o desenvolvimento do ser humano que por condições intelectuais, físicas ou sócio-educacionais não conseguem desfrutar inteiramente das condições oferecida a maioria e necessitam de um apoio especializado para adquirir habilidades e melhorar  qualidade de vida.

 
Diagnósticos Frequentes
Dentro do universo de necessidades especiais, encontram-se, entre outros, os seguintes diagnósticos:

Autismo; Síndrome de Down; Síndrome de West; Paralisia Cerebral e Lesões cerebrais.
 
Rua Liberato Bittencourt, 1914 sala 306/307
Edifício CCS - Estreito - Florianópolis/SC
DESENVOLVIDO POR